Gestão de Qualidade na Pesquisa

Atualmente uma grande mudança referente à garantia da confiabilidade dos resultados nos laboratórios levou ao aparecimento de Sistemas de Gestão da Qualidade específicos para estes, os quais têm sido aplicados e reconhecidos nacional e internacionalmente. Sistemas de Gestão específicos para laboratórios, como a ISO/IEC 17025 e a BPL (Boas Práticas de Laboratório), tem sido amplamente aplicados, sendo, no Brasil, exigência obrigatória para realização de trabalhos em parceria com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ANA (Agência Nacional de Águas), IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e SMA (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

Além da adoção destes Sistemas de Gestão, a aplicação de ferramentas da qualidade (como a validação e cálculo de incertezas) se faz imprescindível para garantia da confiabilidade de um resultado. Estas ferramentas podem ser aplicadas em metodologias promissoras, como, por exemplo, as técnicas de microextração em headspace, visando avaliar técnicas recentes para que estas possam ser utilizadas como metodologias oficiais em laboratórios acreditados em ISO/IEC 17025 e BPL.

Desta maneira, a Gestão de Qualidade em Química aparece como uma nova área de pesquisa, visando aumentar a garantia da confiabilidade dos laboratórios, envolvendo desde o Sistema de Qualidade adotado às Ferramentas da Qualidade aplicadas para avaliação de novas metodologias.

Considerando a importância no desenvolvimento de pesquisa e aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratórios no ambiente Universitário, e o desenvolvimento e aplicação de ferramentas de qualidade (validação e cálculos de incerteza) em novas técnicas analíticas como, por exemplo, as técnicas de microextração em headspace, atualmente as pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Dr. Igor R. B. Olivares nesta área tem como objetivos principais:

• Desenvolvimento, adaptação e aplicação de Sistemas de Qualidade em laboratórios de ensino, pesquisa entre outros, para que a partir da experiência na implantação destes sistemas, sejam criados novos modelos que atendam as características de diferentes tipos de laboratórios classificados de acordo com suas atividades (conforme apresentado na Figura 01).
  • Desenvolvimento de metodologias analíticas com ênfase em técnicas de microextração em headspace para elaboração e aplicação de ferramentas da qualidade (validação e cálculos de incerteza).

Figura 01. Principais objetivos e Sistemas de Qualidade de diferentes tipos de laboratórios classificados segundo suas atividades [01]

[01] OLIVARES, Igor Renato Bertoni . Gestão de Qualidade em Laboratórios (2a edição – revisada e ampliada). 2. ed. Campinas: Átomo e Alínea, 2009. 146 p.

Acesse “clicando” na figura abaixo o recente artigo publicado na revista Trends in Analytical Chemistry (uma das revistas de maior fator de impacto em Química Analítica), referente a Gestão de Qualidade em Laboratórios.