Gestão de Qualidade na Graduação

Na reestruturação curricular efetivada em 2003 no Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo (IQSC/USP), “optou-se pelo sistema de ênfases, pelo qual o profissional terá as atribuições do Bacharelado com Habilitação Tecnológica (Químico com Atribuições Tecnológicas, segundo classificação do CRQ), com um conhecimento extra (optativas eletivas) na área da ênfase escolhida”. Desta maneira, foi aprovada a criação de quatro grupos de disciplinas optativas eletivas, nomeadas ênfases: Química Ambiental, Química de Materiais, Química de Alimentos e Gestão de Qualidade em Química. A ênfase em Gestão de Qualidade apresenta uma peculiaridade em relação às demais, uma vez que não é a Química a qual se aplica a Gestão de Qualidade, mas sim a Gestão de Qualidade que visa a orientar de forma sistêmica as atividades da Química, abrangendo a Química Ambiental, de Materiais e de Alimentos.

As seis disciplinas da ênfase de Gestão de Qualidade (Introdução à Gestão de Qualidade em Química, Redação de Documentos Técnicos, Microbiologia e Bioquímica Industrial, Ferramentas da Qualidade, Sistema NBR ISO/IEC 17025, Boas Práticas de Laboratórios e Sistema de Qualidade em Química na Saúde Pública) tratam de uma série de ferramentas que permitem o trabalho com Sistemas de Gestão padronizados amplamente aplicados no Brasil e reconhecidos internacionalmente, como no caso da norma NBR ISO/IEC 17025 “Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração”, que estabelece um Sistema de Gestão da Qualidade nos moldes da NBR ISO 9001, porém com requisitos adicionais para atender a critérios específicos dos laboratórios.

Atualmente o prof. Dr. Igor Renato B. Olivares leciona principalmente disciplinas da ênfase de Gestão de Qualidade em Química. O foco de aprendizado instituído pelo docente é associar o desenvolvimento do conhecimento teórico com a aplicação prática dos mesmos a partir de ferramentas de ensino, como por exemplo, com Jogos de Empresas, instituindo simulações de processos de auditoria em Gestão de Qualidade na sala de aula.

Acesse “clicando” na figura abaixo o recente artigo publicado na revista Química Nova o qual apresenta uma das ferramentas de ensino aplicadas no curso de Gestão de Qualidade para os alunos da Graduação.